Mato Grosso, Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024     
Novo Portal
Arrecadação cresce apesar da falta de consciência tributária, afirma Secretário de Fazenda
Arrecadação cresce apesar da falta de consciência tributária, afirma Secretário de Fazenda
23/08/2004 14:42:51
por Coordenadoria de Comunicação Social
Secetario Estadual de Fazenda Waldir Júlio Teis e Almir Arantes, Vice - reitor da Unemat.
Secetario Estadual de Fazenda Waldir Júlio Teis e Almir Arantes, Vice - reitor da Unemat.

“Integrar governo do Estado e sociedade civil”. Foi com esta afirmação que o Secretário Estadual de Fazenda, Waldir Júlio Teis, abriu na última sexta-feira, 20, no auditório Fundação Cultural, em Cáceres, uma palestra que serviu como prestação de contas da arrecadação e aplicação dos tributos estaduais nos últimos dezoito meses.

Além apresentar dados que mostram a evolução da arrecadação, o Secretário esclareceu que a iniciativa tem como objetivo tornar transparente, as contas do governo, tirando dúvidas e ouvindo sugestões da sociedade civil organizada.

“Quando o governador nos autorizou a fazermos este trabalho, além de exigir que fossemos claros e convincentes na apresentação dos números, ele nos incumbiu de procurarmos despertar o espírito de cidadania e restabelecer a confiança popular nas ações de governo”, disse o Secretário.

A palestra foi dividida em duas partes. No primeiro momento, os representantes da SEFAZ se preocuparam em mostrar algumas mudanças aplicadas nos sistemas de arrecadação. Na segunda parte, o Secretário destacou o incremento na arrecadação de impostos, registrada no primeiro semestre deste ano.

De acordo com Waldir Teis, o semestre foi fechado de forma satisfatória, mas os resultados poderiam ter sido melhores. “Estamos no caminho, mas ainda não é o ideal. Detectamos algumas falhas e a medida em que formos melhorando o sistema de combate à evasão fiscal, certamente a receita crescerá”, enfatizou.

Presente no evento, o vice–reitor da Unemat, Almir Arantes, aprovou a iniciativa e disse que o relacionamento entre a Universidade e a Sefaz, assim como com as outras secretarias, é muito bom. “Até o momento, todos os acordos têm sido cumpridos e isso nos dá muita segurança”, comentou.

Almir Arantes aproveitou para ressaltar que a Unemat está dando a sua contribuição no trabalho de formação de uma consciência tributária, fundamental para o aumento da arrecadação. “Através dos nossos cursos, estamos preparando nossos acadêmicos para que sejam multiplicadores e ajudem a construir uma consciência tributária na população de Mato Grosso”, explicou.

Cáceres foi a quinta cidade a ser visitada pela Sefaz esse ano, mas a meta é visitar outras cinco até o fim desse semestre. Estiveram presentes ao evento, representantes de sindicatos, federações, representantes de escritórios de contabilidade e da delegacia do Conselho Regional de Contabilidade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24709 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada